Instituto do Bom Pastor Haurietis Aquas

É pertinente, começar, por referir o contexto da existência do Instituto do Bom Pastor(1) em Ermesinde. Este pertence à Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, a qual existe na Igreja desde 1835.
A congregação foi fundada por Maria Eufrásia Pelletier em França. Ainda jovem, encontrou um ideal que a atraiu e com o qual preencheu toda a sua vida: o cuidar da educação de crianças, jovens e mulheres que eram excluídas da sociedade. Atualmente a Congregação encontra-se presente em mais de 70 Países.
A Congregação do Bom Pastor, tem como missão, ser presença de Jesus Bom Pastor onde são enviadas: aproximar-se de cada pessoa como Jesus o faria: com bondade, aceitação e respeito; despertar nas pessoas que estão feridas pela injustiça, opressão e exclusão, um profundo sentimento da sua dignidade como pessoas, infundindo nelas esperança no seu futuro. Tem também como missão, servir as pessoas no seu contexto familiar e social.
As suas ações são então dirigidas, especialmente, a jovens e mulheres ajudo-as a experimentar um sentimento de pertença e de crescimento, desenvolvendo todo o seu potencial. Ao mesmo tempo promovem a justiça e a paz no mundo perturbado pelos conflitos, por sistemas e estruturas que condenam a muitos a viver na marginalidade.(2)

(1) A CBP está presente pelos 5 continentes com cerca de 4000 membros e cerca de 500 associados. É também uma organização não governamental, (ONG) com status consultivo especial, no Conselho económico e social (ECOSOC), da Nações Unidas, no combate ao tráfico de crianças e mulheres.

(2) cf. http://www.buonpastoreint.org (site Internacional da congregação das Irmãs do Bom Pastor)

Finalidade da Instituição em Ermesinde

A Instituição do Bom Pastor Haurieyis Aquas existente em Ermesinde abriu as suas portas ao acolhimento institucional em Agosto de 1956.
Atualmente acolhe cerca de 40 crianças e jovens do sexo feminino, que se encontravam em situação de perigo no seu contexto familiar ou social. Acompanha também na mesma Instituição cerca de 8 ex alunas, que pela sua fragilidade e falta de recursos, a muitos níveis, continuaram connosco.

Objetivos do Instituto do Bom Pastor de Ermesinde

Este tem por Objetivo Geral: Promover a educação e formação: escolar e/ou profissional, humana, social e espiritual de jovens, do sexo feminino, com carências de ordem familiar, económicas ou outras.
Como Objetivos Específicos o Lar quer: Proporcionar às crianças/jovens as necessárias condições psicossociais, através de um apoio afetivo, psicológico, ético e familiar; Facultar e acompanhar a formação e educação de acordo com as suas aptidões; Intervir socialmente junto das famílias com vista à reintegração das crianças/jovens no seu agregado familiar, sempre que se justifique; Respeitar a individualidade e privacidade das crianças/jovens.
A sua intervenção visa garantir o bem-estar das crianças e jovens acolhidas, proporcionando-lhes a possibilidade de um desenvolvimento integral e harmonioso, no que concerne à sua segurança, saúde, formação e educação.
Atualmente, as crianças e jovens, são enviadas para a Instituição depois de sinalizadas, pelas CPCJ (Comissão de proteção de Crianças e Jovens) locais ou pelos tribunais.
Para uma Educação que quer ser de qualidade, a Instituição conta com uma Equipa Técnica, formada em várias áreas, e de uma vasta equipa Educativa de que são distribuídas por três grupos de Jovens e crianças consoante as necessidades detetadas.
Santa Maria Eufrásia diz-nos que "uma pessoa vale mais que o mundo", e é com essa convicção que todo o trabalho é desenvolvido na Instituição. Acompanha-se a pessoa em todas as suas dimensões respeitando todo o seu contexto.

Pensamentos

A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível.

Notícias

Página de internet

2015-11-09

O Instituto do Bom Pastor já tem página de internet. Conheça-nos um pouco melhor.

Contactos

© 2016 Rilop ®